quarta-feira, 4 de maio de 2016

O Patrimônio Histórico da Palmira


            A cidade de Palmira foi reconquistada recentemente. Situada num oásis em meio ao deserto Sírio, já foi reino, república, império e será um ponto estratégico no combate ao Estado Islâmico.
            Em seus primórdios foi um povoado citado nos registros históricos desde 2.000 a.C. A cidade foi tomada pelos selêucitas em 312 a.C. e depois de Cristo foi conquistada pelo Império Romano, que perdeu e retomou o controle da cidade, transformando-a em uma rota comercial. Em 1516, foi tomada pelo Império Otomano, ficando assim até 1918 quando o controle passou para a França, que em 1932 retirou as pessoas de lá e movendo-as para uma nova aldeia, chamada Tadmor; deixando a antiga Palmira à disposição dos pesquisadores, pois é um sítio arqueológico tombado pelo Patrimônio Mundial da Humanidade.

            A Síria obteve sua independência da França em 1946, após isso houveram várias guerras, golpes militares e revoltas, hoje, suas maiores ameaças são a guerra civil síria, iniciada em 2011 e o EI (Estado Islâmico) que mantinha a cidade de Palmira sob seu controle.



Texto publicado no jornal O Povo online dia 11 de Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário